1 - Só dê a partida no seu veículo com todos os equipamentos elétricos desligados (ar condicionado, faróis, cd player, dvd, centrais multimídia, etc.) Mantenha os terminais dos cabos bem apertados e em bom estado.

2 - Odores estranhos vindo da bateria do veículo, super aquecimento da mesma ou salpicos de solução pelos suspiros indicam normalmente falhas do regulador de tensão da bateria (sobrecarga).

3 - Evite que os equipamentos elétricos fiquem ligados por muito tempo com o veículo parado.

4 - Quando o veículo for ficar mais de uma semana parado e possuir equipamentos de baixo consumo que funcionam mesmo quando o veículo está desligado, retirar o terminal negativo da bateria do carro e religá-lo na bateria quando for utilizar o veículo (verificar o tipo de sistema anti-furto que o veiculo possui, o mesmo pode disparar quando possui bateria reserva).

5 - Antes de retirar a bateria do carro, verifique se o seu veículo possui equipamentos com códigos de segurança em alarme, rádio entre outros. Caso eles existam, tenha-os em mãos para poder reativá-los depois da troca da bateria automotiva.

6 - Mantenha os terminais dos cabos da bateria do seu carro bem apertados e em bom estado.